sexta-feira, 18 de maio de 2012

Coroação de Nossa Senhora


Bom dia, catequistas amados de Deus!

Estamos preparando a homenagem a N.Sra para o dia 26/05, e encontrei este modelo de Cororação que fizemos há uns anos atrás. Fiz umas modificações, pois não teremos muito tempo para apresentar.  No mesmo dia da Coroação, em nossa Capela, acontecerá a Vigilia de Pentecostes.

Em cada presença de Maria pode ser lido o texto bíblico referente.



Coroação de Nossa Senhora
A presença de Maria
(Anunciação, Bodas de Cana, Jesus na cruz, Pentecostes e Coroação)

Dirigente:  É com imensa alegria que nos reunimos para render nossa homenagem àquela que com grande fé aceitou ser a mãe do Redentor da humanidade.

ANUNCIAÇÃO


Criança: __________________ Maria se fez presente pela primeira vez, aceitando o convite de Deus para ser a Mãe do Salvador do mundo.  Maria acolheu, acreditou e viveu a Palavra do Senhor, Ela nos conduz pela mão e nos mostra o caminho para Jesus.

Música:  A Escolhida (enquanto isso entra a criança vestida de MARIA, _______________, duas crianças com as velas ________________,__________________, uma criança com flores _______________________ . Por último o ANJO (que irá coroar) _______________________.  As crianças  se posicionam no altar e Maria fica no meio.  Terminada a música as crianças com as velas e flores se afastam e depois o anjo se coloca perto da imagem de N.Sra).

BODAS DE CANÁ

Criança: - ___________________ Maria, mulher companheira e sempre preocupada com o bem dos outros. Foi com sua intercessão que aconteceu o primeiro milagre de seu Filho Jesus.  Presente na vida de Jesus desde a sua encarnação, quis nos ensinar a sempre fazer a vontade de Deus.

Música:  Maria nas Bodas de Caná – Agnus Dei (enquanto isso entra uma criança com UVAS ___________________ e outra com uma jarra de vinho _____________________ . Vão até o altar e ficam próximas de MARIA.  Quando a acabar a música as crianças se afastam de MARIA.)


JESUS NA CRUZ

Criança: _______________________ Maria, uma mulher forte e que também passou por dificuldades, tristezas, sofrimentos.  E o maior deles certamente foi ver seu Filho amado, ser condenado a morte e morte na cruz.

Música:  Ninguém te ama como eu (só o refrão) enquanto isso entra uma criança com a cruz _______________________e outra com um pano branco ____________________ . Quando acabar as crianças se afastam de Maria.

PENTECOSTES

Criança: ______________________ Maria, mãe de toda a humanidade.  Recebeu  a cada um de nós como seus filhos muito amados.Mulher de muitas virtudes:  Maria, bondosa, humilde, orante, paciente, carinhosa, dedicada, acolhedora.  Mãe de verdade!  O Espírito Santo esteve com ela desde o momento do anúncio do nascimento de Jesus.

Música: Eu navegarei ou Vem, vem ES – (enquanto isso entram as crianças com o Painel Vermelho suspenso __________________,__________________,___________________, _____________________,  Vão também algumas crianças vestidas de apóstolos.  Caminham lentamente até o altar.  Chegando lá os apóstolos param e abre-se o painel (que está escrito:  Vinde ES) passam  por trás de MARIA.  As crianças se juntam a MARIA.  Quando acabar todos se afastam, inclusive MARIA, para assim arrumar o altar com a imagem de N.Sra para a coroação.  O anjo já deverá ficar na posição.

COROAÇÃO

Criança:  _____________________ Vamos dizer a Maria que a admiramos por sua força e perseverança e que ao coroarmos sua imagem, estamos manifestando o quanto a amamos e queremos que ela seja a nossa rainha e intercessora junto ao seu Filho Jesus.

Música:  Mãezinha do Céu.  Entram os ANJINHOS de acordo com a música.   Primeiro com a Palma ___________________, a seguir o Coração _________________, a seguir o terço _____________________, depois a Coroa ____________________.  O anjinho que levar a coroa entrega ao anjinho que irá coroar.  Faz-se um silêncio enquanto os catequistas distribuem as cestinhas com as pétalas para todas as crianças que estão no altar.  Quando o anjo coroante estiver preparado começa a música:  RECEBE ESTA COROA.  No final todos jogam as pétalas.

Acender as  luzes

Dirigente:  Diante da presença de Maria coroada como nossa Rainha, nos sentimos como crianças necessitadas dos cuidados de tão terna e afetuosa Mãe.  Queremos confiar a ela nossas vidas, nossos anseios, nossos sonhos e de modo muito particular nossas famílias, para que com suas graças e bênçãos possamos realizar plenamente a vontade do Pai, na vida de  cada um de nós.  Amém.
Vamos Consagrar nossa vida a Maria cantando a música CONSAGRAÇÃO.






Um comentário:

Jonathan Cruz disse...

Oi Marcia, li seu comentário hoje e venho reforçar que é muito importante mesmo nós passar para os demais catequistas que não tem acesso a internet, principalmente as coisas importantes da igreja como é esse cadastro da cnbb.

Tenha uma linda semana.

PAZ E LUZZZZZZZZZZZ